A cada dia que passa uma modalidade de assaltos a residência ganha mais espaço entre os marginais, é o “bote do entra e sai”.

É muito simples e rápido, por isso tem sido o preferido entre os bandidos, eles simplesmente aguardam o morador colocar o carro de frente para o portão e assim que o portão eletrônico é acionado ou o morador desembarca para abrir o portão eles iniciam a ação. Na maioria das vezes são 2 ou mais integrantes, um deles sempre armado já se aproximam da janela do motorista apontando a arma e dando ordem para abaixar o vidro e fechar o portão para que não sejam vistos por outras pessoas que possam estar de passagem e com isso acionarem a polícia.

Os alvos preferidos são, o carro, aparelhos eletrônicos que caibam dentro do carro, joias e dinheiro.
Mas afinal quais são os pontos críticos que tornam essa ação a preferida dos marginais? A soma de carro parado, muitas vezes desengatado, portão semiaberto e o condutor 100% distraído, afinal é o momento em que a mente entende que estamos chegando no nosso local de descanso, nosso lar e por isso a atenção é completamente redirecionada das coisas externas como trânsito, compromissos etc… e focada apenas no descanso, afazeres domésticos entre outras coisas e o primeiro estágio desse “desarme” é quando você visualiza o portão da sua casa, esse é o momento perfeito para a ação.
E qual a melhor maneira de evitar esse tipo de ação?

Chegando em Casa:

O ideal é ter um portão eletrônico que evita que você desça do carro para abrir seu portão e em seguida volte para o carro, essa atitude por si só já evita 50% da ação de bandidos. Se você já dispõe desse item a próxima atitude fica por sua conta; jamais coloque seu carro de frente ao portão enquanto aguarda a abertura do mesmo para poder adentrar, deixe seu carro no sentido da rua e abra o portão, pois caso seja abordado por bandidos de moto ou em outro carro você pode simplesmente acelerar evitando ser coagido dentro da casa e isso irá inibir a ação, e se o carro estiver de frente o portão, fica inviável manobrar o carro de ré e em seguida engatar 1˚ marcha e então acelerar, nesse meio tempo você já terá sido abordado e não haverá chances de fuga. Outro detalhe importante sobre o portão eletrônico é a programação automática de fechamento. Utilize sempre o fechamento de poucos segundos após o sensor detectar a passagem do veículo pois isso também evita a surpresa desagradável após estacionar o carro.

Saindo de casa:

Seria bastante útil poder contar com um sistema de alarme monitorado no qual você tenha acesso via smartphone em tempo real pois assim você saberia o melhor momento de sair sem correr risco.
A New Line possui esse tipo de sistema e a partir de R$ 6,30 por dia você consegue ter seu imóvel totalmente seguro noite e dia.

Mas se você ainda não dispõe desse serviço vamos as opções:

Você pode contar com uma segunda pessoa que possa abrir um portão de acesso de pessoas que é sempre menor e em seguida conferir se não existe ninguém com atitude suspeita transitando no momento e então essa pessoa aciona o controle do portão maior para a saída do veículo e logo depois já entra no carro ou volta para dentro da casa fechando imediatamente o portão.

É importante observar o seguinte ponto; no caso da pessoa que abrirá o portão for embarcar no veículo com você é altamente recomendável que esteja já do lado da porta que irá entrar ao invés de ter que dar a volta no carro para entrar.

Mas e se caso eu for sair de casa sozinho o que fazer?

Essa é a situação onde você se encontra mais exposto e onde você deve manter a atenção. A dica é ligar o carro, fazer aquele prévio aquecimento do motor e só após estar pronto para sair aí sim abrir o portão e buscar de maneira rápida colocar o carro na posição de transitar na rua pois caso haja alguém nas proximidades com a intenção de entrar ou até mesmo se resolver entrar na sua casa é mais fácil e seguro você fechar o portão e ligar para a polícia do que estar a sós com um bandido dentro da sua casa.

Câmeras de segurança de alta resolução também são peças importantíssimas para formar essa barreira de proteção pois na maioria dos casos inibem a ação de marginais, e mesmo quando não inibir serão de grande valia no momento de identificar os marginais e isso ajuda e muito no trabalho de reconhecimento da polícia.

E nesse ponto o CFTV da New Line dá um show de custo/benefício pois nosso sistema possui câmeras que captam imagens em escuridão total, o que garante a cobertura e segurança do seu imóvel, seja ele residencial ou empresarial 24h por dia.

Agora que você já sabe como evitar ser surpreendido(a) por bandidos cabe a você tomar providências para evitar e minimizar cada vez mais o sucesso de ações contra sua vida, de sua família e seu patrimônio.

Conte sempre com a gente.
New Line, mais que segurança, tranquilidade.
Central Goiânia- GO: 62 4002-6767