O Burger King esclarece que faz promoções apenas por meio de seus canais oficiais do aplicativo da rede, da página oficial da marca no Facebook e por cupons físicos. Esse golpe já foi usado antes, tanto com o Burguer King quanto com outras empresas.

Outros golpes, como o do FGTS que prometiam conferir se o trabalhador estava na lista para receber o dinheiro e pediam informações pessoais da vítima, que podiam ser usadas desde a inscrição em serviços premium, até o saque do FGTS, uma vez que valores abaixo de R$ 1.500 não eram exigidos a identificação do correntista, somente o conhecimento da senha do Cartão Cidadão em terminal de autoatendimento.

Temos também os das passagens aéreas gratuitas. Os criminosos criaram páginas semelhantes às de companhias aéreas e disseminavam o link através do WhatsApp e redes sociais. Ao clicar no link, a vítima era levada a preencher um cadastro informando dados pessoais e depois compartilhar com os contatos.

Esses são os principais golpes feitos através do Whatsapp no ano de 2017 e serve de alerta para 2018. Portanto caso te mandem algum tipo de promoção desse tipo não clique, procure pesquisar no site da empresa se realmente existe essa promoção.

Você tomou todas as precauções necessárias, mas mesmo assim acabou sendo cadastrado em algum serviço de mensagens pagas ou teve seu smartphone infectado por algum malware? Calma, há solução para esses problemas.

A primeira coisa a fazer é alertar toda a sua lista de contatos sobre o golpe, principalmente os contatos com quem você compartilhou a mensagem mal-intencionada. Faça isso o quanto antes para evitar que eles também se tornem vítimas da emboscada.

Depois disso, é hora de cancelar os serviços nos quais o seu número foi cadastrado. Você pode fazer isso ligando diretamente para a sua operadora e relatando o que aconteceu. As empresas de telefonia têm a obrigação de revelar os serviços em que o cliente está cadastrado. Lembre-se de anotar os números de protocolo das ligações para que você possa cobrar as operadoras caso venha a ter algum problema.

É melhor prevenir do que remediar. Instale um antivírus em seu smartphone e certifique-se de que ele esteja sempre atualizado. Caso não saiba qual programa instalar, nós montamos uma lista com os melhores antivírus para Android. Para iPhones, as melhores opções atualmente são o Avast e o Avira.