O Instituto de Identificação de Goiás foi premiado durante a realização do XIV Congresso Brasileiro de Identificação que ocorreu de 29 a 31 de agosto, em Brasília, em conjunto com o Biometrics Hitec, principal evento do país na área de biometria, tecnologia e técnica de identificação humana.A premiação veio por ter o instituto goiano contribuído com o maior número de inclusões de pessoas ‘ positivadas’ pelos demais institutos, o que possibilita a elucidação de crimes em todo o país, a partir da inclusão de dados no sistema.

A instituição foi homenageada também pelo Instituto Nacional de Identificação da Polícia Federal pela imprescindível contribuição ao AFIS, um sistema que trabalha tanto com as impressões digitais completas quanto com fragmentos encontrados em locais de crime.

Por meio de algoritmos poderosos, um AFIS compara uma impressão digital, ou até mesmo um fragmento de impressão, com milhões de outras impressões de um banco de dados, detectando uma ou mais impressões similares para serem confrontadas pelo especialista. O sistema funciona como uma central de pesquisas. O banco de dados dele está entre os maiores do mundo neste segmento e comporta cerca de 22 milhões de identificações de criminosos.

Fonte: Secretaria de Segurança Pública – Goiás