A cada dia que passa mais pessoas utilizam o sistema de transporte privado via aplicativos como Uber, 99POP, Cabify, Easy Taxi entre outros.  Que o serviço prestado por esses Apps é mais dinâmico que os radio taxis tradicionais não é novidade, porém a cada dia que passa aumentam os relatos de pessoas que foram assaltadas, violentadas ou vítimas de algum tipo de crime envolvendo a situação de utilizar esse tipo de serviço. Pensando nisso preparamos 4 dicas rápidas que podem te proteger de se ver numa situação como essas.

Chamei o carro e fui para a porta esperar por ele.

Já começou errado! Jamais repita isso pois você se coloca na pior situação de todas que é estar exposto(a) e totalmente desprotegido(a). Espere dentro de casa ou no estabelecimento comercial até que possa avistar o carro com as características descritas no APP ou receba a notificação do App que o carro chegou. Caso esteja na rua ao solicitar, busque um local seguro para fazê-lo.

Quando solicitar o serviço da sua casa, antes de adentrar ao veículo, ainda em uma distancia de no mínimo 3 metros faça a confirmação do motorista, porém atenção ao detalhe mais importante;

você não vai fazer uma pergunta que confirme como por exemplo “olá você que é o fulano?” Pois dessa forma fica fácil para a pessoa apenas dizer que sim.

Pergunte o nome e não confirme o nome.

Acompanhando a chegada via celular.

Se você seguir a primeira dica não precisa se preocupar com isso, mas caso esteja em um local ao qual você não pode se abrigar até aguardar a chegada do carro, jamais fique com o celular na mão conferindo a localização atual do motorista ou verificando novas notificações de redes sociais, pois nesse exato momento você se torna um alvo fácil de assaltos afinal está distraído (a) e vulnerável.

Duas pessoas dentro do carro.

Se sua corrida não é compartilhada, em hipótese alguma se aproxime do carro, muito menos adentre o mesmo, você pode estar a um passo de se tornar uma vítima. E caso você simplesmente pressinta o perigo ou algo desconfortável seja no modelo errado do carro ou mesmo sem motivo aparente, cancele a corrida e saia do local.

Cuidados ao adentrar o veículo.

O melhor lugar para ficar durante a viagem é no banco de trás do lado esquerdo, bem atrás do motorista mesmo, pois isso dificulta muito qualquer tipo de atitude que possa ser ofensiva da parte dele. Durante a viagem se perceber que o GPS vai direcionar por algum caminho que seja escuro ou sem movimentação, peça par que o motorista mude a rota e em seguida sinalize o caminho que deseja ser percorrido.

Evite falar de detalhes de sua vida pessoal, onde trabalha pra que tipo de evento está indo etc.

Lembra-se que cuidado nunca é demais e segurança vem sempre em primeiro lugar.