Economizar em todos os setores possíveis. É assim que milhares de brasileiros têm agido desde que a crise econômica tomou conta do país e nos condomínios residenciais não é diferente.  O principal atrativo para os moradores é a queda no valor do condomínio, pela consequente terceirização da mão de obra.

Quem chega à entrada do condomínio não encontra ninguém à portaria. Os moradores usam apenas o dedo indicador em um leitor biométrico para abrir o portão. Para visitantes, o acesso é liberado por um profissional que fica a distância.

Esse aparato tecnológico serve também para evitar assaltos, já que o porteiro ou a equipe contratada, de maneira remota, consegue ter acesso, em tempo real, às câmeras implantadas no local.

As equipes fixas que dão plantão 24h estão sendo substituídas por portarias inteligentes. Os equipamentos podem proporcionar economia de 70% e, em alguns casos, permitem o aumento da cobertura de câmeras com o mesmo valor de investimento já previsto nos residenciais.

Como funciona

A portaria virtual, inteligente ou remota nada mais é do que um serviço de monitoramento a distância por meio de câmeras e microfones que gravam todas as movimentações nos condomínios e empresas, além de controlar o acesso de visitantes e prestadores de serviço mediante contato com o morador. A estratégia elimina a necessidade de se ter uma equipe presente no local que, se contratada pelo próprio residencial, exige pagamento de encargos trabalhistas como FGTS, INSS e férias.

O tema é tão atual que matérias a respeito estão sendo veiculadas nos principais portais de notícias como G1, Veja e no jornal Estadão.

Fonte: VEJA SP; G1 e Estadão – online.