Programa goiano de combate a roubos de cargas auxiliou na elucidação de 60% dos casos investigados. Secretário Ricardo Balestreri foi moderador do painel sobre estratégias de combate às facções criminosas. O segundo dia do Pacto Integrador de Segurança Pública Interestadual, realizado em Porto Velho-RO, foi marcado por discussões e trocas de experiências, e o entendimento unânime de que se deve urgentemente integrar as forças de segurança dos estados participantes do pacto e também de se criar uma base de dados única para ser utilizada de forma compartilhada pelos atores da segurança nacional.

Na plateia estavam secretários estaduais de Segurança Pública, policiais militares, policiais civis, bombeiros, agentes penitenciários e técnicos das secretarias de segurança pública de 22 estados. O evento se encerrou na quinta-feira (31/08).O secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária e presidente do Pacto Integrador, Ricardo Balestreri, acompanhou no decorrer desta quarta-feira (30/08), eventos como painéis, workshops e palestras. “As palavras de ordem aqui hoje foram integração de sistemas e compartilhamento de informações”, ressaltou. Ele foi o moderador do painel sobre estratégias de combate às facções criminosas. O chefe do planejamento operacional da Polícia Militar de Goiás, tenente-coronel Karison Ferreira Sobrinho, juntamente com o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Edval Novaes e o chefe do Centro Integrado de Segurança Pública de São Paulo, Renato Topam, foram os debatedores do tema.

Para o titular da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas de Goiás, Alexandre Bruno de Barros, que  apresentou o programa ProCarga Goiás como caso de sucesso, o projeto é um exemplo que pode ser seguido pelos demais estados tendo em vista sua grande capacidade de resolutividade nos casos investigados. Segundo o delegado, o programa foi importante na elucidação de 60% das investigações sobre roubo de cargas em Goiás.

Fonte: Secretaria de Segurança Pública – GO