A concessionária que administra a BR-153 vai começar a usar, a partir dessa segunda-feira (21), um drone para monitorar o trânsito no trecho compreendido entre Goiânia e Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana. Diariamente, o aparelho percorrerá cerca de 10 km entre as duas cidades para dar apoio aos motoristas e ajudar a identificar reparos necessários na estrada.

De acordo com o diretor de operações da empresa, Ricardo Victorelli, a ideia é atender e dar suporte para quem passa pelo local de forma mais rápida.

“[Vamos] chegar na ocorrência muito antes e direcionar o recurso correto. Se precisar de uma remoção por problema mecânico, a gente consegue identificar pelo próprio drone que ele está com o capô do veículo aberto e já mandar um guincho leve, por exemplo”, explica.

O projeto foi criado e desenvolvido por pesquisadores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). DE acordo com o engenheiro de computação André Di Renzo, por meio desse monitoramento, será possível identificar falhas na segurança das rodovias.

Ele [drone] vai fazer o destaque facilitando muito para a equipe de engenharia a identificar qual ponto deve ser reparado e quão urgente deve ser o reparo desse ponto de falha identificado”, pontua.

Para a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a iniciativa é válida, principalmente devido ao trecho se tratar de um ponto em que muitos acidentes acontecem.

“Entre Goiânia e Aparecida de Goiânia, nós temos um desses trechos no país em que ele impacta diretamente nos acidentes com fatalidade e acidentes graves. Esse é um percurso em que a gente tem de ter muita cautela e muita observação”, alerta.

Fonte: G1 Goiás